ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

VIDÊOS DE EVENTOS

g2portaldenoticias.com 16.5.20 A+ A- Print Email
Para que servem as máscaras? Entenda a importância



Para que servem as máscaras durante a pandemia?

Pois, a função da máscara é cobrir as “portas de entrada e de saída” do vírus no organismo. Por isso, jamais deixe os lábios e as narinas expostos.

Ela serve como barreira: quem já estiver contaminado não vai espalhar gotículas com o vírus ao falar, tossir ou espirrar, por exemplo. E os que estiverem saudáveis também terão uma proteção no rosto para boca e nariz não entrarem em contato com partículas contaminadas.
Segundo o portal Anvisa; o Ministério da Saúde orienta para a produção de modelos simples, de pano, para proteger você e seus familiares . O Ministério também começou uma campanha digital para que a própria população fabrique suas máscaras.
Mas, para ser eficaz, a máscara precisa ter algumas especificações, como duas camadas de pano, ou seja, dupla face; ser individual, usar tecidos de algodão, tricoline, TNT ou outros materiais para confecção, desde que cubram o nariz e a boca, precisam ser higienizadas corretamente, e ajustadas completamente ao rosto sem deixar espaços nas laterais.
Para
Máscaras caseiras feitas pela população, para comercialização. (Foto reprodução: 
Segundo orientações do portal Anvisa; as máscaras atuam como barreiras físicas, reduzindo a propagação do vírus e, consequentemente, a exposição e o risco de infecções. Diferentemente das máscaras de uso profissional, essas máscaras comuns não possuem um “elemento filtrante”. Porém, a sua utilização é uma importante medida de saúde pública que as pessoas devem adotar no combate à Covid-19, além do distanciamento social e da limpeza frequente das mãos. As máscaras de proteção de uso não profissional se destinam à população em geral.
Aliás, existe um documento de orientação da Anvisa sobre confecção de máscaras caseiras ou artesanais, Orientações gerais – Máscaras faciais de uso não profissional.

O que diferencia a máscara de proteção de uso não profissional das demais?

Segundo o portal Anvisa: “máscara de proteção de uso não profissional pode ser confeccionado artesanalmente, em tecido comum; Mas não possui um elemento filtrante. Deve ser utilizada por pessoas comuns durante a pandemia, para reduzir a disseminação da Covid-19. Entretanto, não deve ser utilizada por profissionais de saúde durante a realização de procedimentos. As máscaras cirúrgicas e os respiradores utilizados por profissionais de saúde são considerados produtos para a saúde, devendo atender normas técnicas e sanitárias em relação aos processos de fabricação, distribuição, comercialização e uso”.

Recomendações

É necessário fazer o uso de máscara ao sair de casa, e, durante esse período, evitar tocar nas áreas cobertas com as mãos não higienizada. Além disso, evite contato com o nariz, boca, e área do olhos. Não retire a máscara enquanto não retornar a sua residência, ao chegar em casa retire-a pelos elásticos e lave-a imediatamente.
É importante lembrar de lavar as mãos e o dorso regularmente, com água e sabão ou utilizar o álcool em gel. Usá-los também para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, entre outros.
Por fim, é recomendado fazer a limpeza doméstica com água sanitária para desinfetar superfícies; usar lenço descartável para higiene nasal são algumas medidas importantes de prevenção. Além de cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar e evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Por: Nicolly Verly

3
0 Comentários

Postar um comentário