Seguidores

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

Reforma Política avança e líder Efraim destaca cláusula de barreira e fim das coligações

 Reforma Política avança e líder Efraim destaca cláusula de barreira e fim das coligações
O fim das coligações e a cláusula de desempenho foram aprovados em comissão especial que discutia os temas na Câmara. Para o líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), as mudanças são avanços importantes para o sistema eleitoral. “Eram dois fatores que representavam um atraso em nosso sistema político”, avaliou Efraim. As matérias ainda precisam ser apreciadas no plenário da Casa.

O parlamentar destacou que a cláusula de barreira vai contribuir para o fim da proliferação dos chamados “partidos de aluguel”. “Com esse número exagerado de partidos, o eleitor não consegue estabelecer uma identidade com as legendas”, ponderou. “Além disso, a cláusula vai acabar com o ‘leilão’ de partidos”, acrescentou. Já o fim das coligações, segundo Efraim, vai impedir a repetição de um quadro revelado pela Operação Lava Jato em muitos dos recentes escândalos. “Na formação das coligações é que ocorriam negociatas pelo fundo partidário, tempo de televisão e legendas de aluguel”, apontou.

Efraim insiste em que as mudanças em debate devem responder aos anseios da sociedade por mais transparência, coerência e eficiência. “O sistema atual está exaurido e a pior resposta que poderíamos dar neste momento é a inércia”, ressaltou.

O deputado defendeu também um sistema que permita aos eleitores votarem em candidatos ou no partido nas eleições para deputados estadual e federal. “Dessa forma, os mais votados serão eleitos e o eleitor ainda terá a possibilidade de votar no partido de sua preferência”, destacou.




Redação G2
3
0 Comentários

Postar um comentário