Seguidores

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

VIDÊOS DE EVENTOS

Estar sozinho tem benefícios científicos: é possível ser feliz desacompanhado



selfie paris 400x800 0217
A ciência já provou que existem diversos benefícios envolvidos no processo de passar um tempo consigo mesmo, acabando com o mito de que estar sozinho é sinônimo de fracasso ou rejeição.
Em um recente estudo sobre a solidão, cinco diferentes experimentos concluíram que fazer programas sozinho pode ser tão ou mais satisfatório do que acompanhado, contrariando até mesmo a ideia inicial dos voluntários, e que vergonha, insegurança e medo são apenas alguns dos motivos que afastam as pessoas de momentos de solidão.

Ciência confirma benefícios da solidão

felicidade baloes bexigas 0117 400x800
Nos quatro primeiros testes, os pesquisadores entrevistaram voluntários sobre determinadas atividades e se eles preferiam realizar os programas sozinho ou acompanhados. No último experimento, as preferências foram colocadas em prática, em uma visita a uma galeria de arte, que os participantes fizeram em companhia de outras pessoas e de forma solitária.
Foi descoberto então que os participantes do estudo tinham a expectativa de ter maior diversão acompanhados, mas na verdade foram capazes de sentir o mesmo prazer no passeio quando dispensavam companhia.
Segundo os autores da pesquisa, o conceito inicial de que estar acompanhado é melhor do que estar sozinho vem da ideia de que pessoas solitárias são perdedoras e não têm companhia porque foram rejeitadas de alguma forma.
Publicidade
O fato deixa claro ainda que existe uma preocupação muito grande sobre o que os outros vão pensar. As pessoas acabam ignorando e desprezando programas solitários por questões sociais ou julgamentos de desconhecidos e deixam de aproveitar momentos solitários que poderiam garantir grande diversão e até mesmo autoconfiança e independência.
3
0 Comentários

Postar um comentário