Seguidores

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video


Uma Estrela se apaga: MAIS BRILHARÁ

NO CÉU

Morre Salete Cobra



0_9264_2Chega à nossa redação, a triste informação do falecimento de Josefa dos Santos Nascimento, mais conhecida em Guarabira como “Salete Cobra”. Uma Estrela que se apaga nesta quinta-feira (8).
Salete estava internada no Hospital de Trauma em João Pessoa, convalescendo e não resistiu.
Conhecida por toda a cidade de Guarabira, aonde morou por décadas, desde a sua juventude até os últimos dias, ela tornou-se conhecida por frequentar inúmeros funerais. Salete tinha suas peculiaridades, não só por acompanhar cortejos fúnebres, mas também por sempre aparecer em público impecavelmente bem vestida e maquiada.
Com mais de 60 anos, estima-se que Salete tenha ido a mais de dois mil enterros.
Por ser figura tão carismática, Salete foi tema de um documentário, gravado em 2011, e dirigido por Ailton Francisco, com produção executiva de Anne Emanuelle Santos e Allan Fernando Dantas.
O documentário “Salete Cobra”, produzido como trabalho de conclusão de alunos do Curso de Extensão em Produção Audiovisual, oferecido pela Coordenação de Extensão do Departamento de Comunicação Social (Decom) e pelo Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual da Paraíba foi selecionado para a Mostra do Filme Livre (MFL 2012), que aconteceu nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo em 2012.
Salete disse nesse documentário que não temia a morte. Talvez a ausência do medo da morte aliada a um espírito de solidariedade seja a resposta para sua atitude.
Salete também teve parte de sua vida descrita no Livro “Estrela O Parque do Prazer”, que retrata a época dos cabarés na cidade de Guarabira. Salete era uma das dezenas de moças que, de algum modo, foram abandonadas pela própria sorte e não tiveram outra alternativa a não ser viver no Cabaré.
Em 2010, o repórter Herbert Araújo, que à época integrava a equipe da TV Correio, fez uma reportagem sobre a folclórica Salete Cobra, destacando o prazer que a mesma tinha em participar de quase todos os sepultamentos de Guarabira, até mesmo de pessoas que ela nem conhecia. Confira no vídeo abaixo.
  • Comentar
3
0 Comentários

Postar um comentário