Seguidores

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

Lagoa de Dentro é inserida no mapa turístico do estado

De acordo com Líliane Soares, Secretária de Administração de Lagoa de Dentro (PB) esse resultado foi fruto da participação do município em reuniões regionais sobre a elaboração do novo mapa e com o envio de toda a documentação necessária para tornar o município apto a participar.
Ao todo, 45 municípios paraibanos estão inseridos no Novo Mapa, que compõe oito regiões. Destas, cinco são novidades em relação à última atualização: Alagoa Nova, Salgadinho, Belém, Triunfo e Santa Helena.
Segundo Laplace Guedes, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, essas cidades se juntaram às outras 40, que já faziam parte do Mapa de 2013 cumprindo os critérios determinados pelo Ministério de Turismo (MTur). “Esses critérios foram estabelecidos na Portaria do Ministério e um deles exigia, no mínimo, um órgão responsável pelo Turismo da região, uma lei de orçamento que destine verbas para o setor e a assinatura de um termo de compromisso pelo Secretário e pelo Prefeito da cidade”, explicou.
Ainda, de acordo com o Secretário, os municípios terão prioridade em editais de destinação de verbas, por parte do Ministério. Alessandra Lontra, Gerente Executiva do Desenvolvimento do Turismo, que participou diretamente na construção do Mapa, contou detalhes da elaboração. “O processo começou há três meses, com os primeiros contatos com os municípios, onde tivemos um pouco de dificuldade com os dados desatualizados. Depois, fizemos oito oficinas com participação direta dos representantes das cidades envolvidas e, por fim, divulgamos o Mapa”.
Lista completa das cidades que fazem parte do Mapa Turístico da Paraíba:
Agreste (3): Campina Grande, Esperança e Ingá;
Brejo (13): Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Belém, Dona Inês, Guarabira, Lagoa de Dentro, Matinhas, Pilões, Remígio, Serraria e Solânea;
Cariri (3): Boqueirão, Cabaceira e Salgadinho;
Trilhas dos Potiguaras (6): Baía da Traição, Lucena, Marcação, Mataraca, Rio Tinto e Santa Rita;
Costa das Piscinas (5): Bayeux, Cabedelo, Conde, João Pessoa e Pitimbu;
Rotas Aventuras nas Serras (3): Araruna, Cuité e Nova Floresta;
Vale dos Dinossauros (8): Aparecida, Poço de José de Moura, Pombal, Santa Helena, Sousa, Triunfo, Uiraúna e Vieirópolis;
Vale dos Sertões (4): Juru, Maturéia, Patos e São Mamede.
3
0 Comentários

Postar um comentário